Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Novembro e Dezembro 2019
 
Aldeia Natal – Cabeça – Seia

Em plena serra da Estrela encontra-se a pitoresca aldeia de Cabeça, onde predomina o casario em xisto – um local repleto de encantos e histórias que vale a pena desvendar. A tradição e a identidade da aldeia estão muito associadas ao cultivo dos campos em socalco e à pastorícia.

“Uma aldeia genuína, por mãos de gente genuína” é a expressão que melhor descreve a Aldeia Natal, em Cabeça, na Serra da Estrela, perto de Seia. O espírito do Natal que ali se vive está presente anualmente nas ruas enfeitadas e nos inúmeros cenários natalícios.

Uma visita convida à descoberta de um Natal verdadeiro e genuíno, inspirado no que de melhor a montanha tem: as pessoas e a natureza. A festa, que tem este ano a quinta edição, decorre entre 7 de dezembro e 1 de janeiro e é a única no país em termos de decoração - todos os materiais usados são retirados da natureza, para além do facto de que todo o trabalho é feito pelos moradores da aldeia, num trabalho comunitário realizado em espaço próprio.

Giestas, videiras e pinheiros são apenas algumas das matérias-primas usadas para enfeitar a aldeia, que tem o visual completo com a utilização de luzes (Cabeça também é a primeira Aldeia Led de Portugal). Outro aspeto a destacar é o facto de, durante o evento, os moradores da aldeia abrirem as portas das casas para receber os visitantes.

O mercado de Natal, os presépios, a Casa do Pastor, a Casa do Chocolate, as Oficinas de Cozinha e, sobretudo, os passeios temáticos pela aldeia e pela oficina de Natal - local onde se pode comprar o pinheiro e outras decorações criadas pelas mãos hábeis dos habitantes -, são algumas das muitas sugestões do que se pode ver e fazer na visita proposta aos associados, para o dia 28 de dezembro.

O programa inicia-se às 9 horas, com a partida dos autocarros do Porto, junto à Câmara Municipal, diretos à Aldeia Natal onde existem vários espaços para o almoço livre.

Da parte da tarde, a abertura do Mercado de Natal (14 horas), a visita ao presépio vivo (15h30), a atuação da Banda Academia de Santa Cecília (16 horas) e a magia da iluminação de Natal (17h30) ocuparão o tempo dos participantes, até que, pelas 20h30, será iniciado o regresso.

A iniciativa só se realiza com um mínimo de 35 e um máximo de 55 pessoas e as inscrições deverão ser efetuadas até 13 de dezembro.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN