Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Setembro e Outubro 2019
 
Vindimas no Douro

A vindima é um dos momentos mais aguardados da época, um tempo marcado pela animação, pela música e pela alegria.

Se em tempos as vindimas foram única e exclusivamente trabalho de gentes da terra, atualmente a exigente tarefa de apanhar a uva (e, num sentido mais lato, de a trabalhar) é considerada um pequeno luxo para quem vê no vinho uma arte e quer ir além das tradicionais provas, em que aroma, cor e estrutura são analisados pelo gosto pessoal.

É por isso que nos meses de setembro e outubro, época das vindimas por todo o país, mas com maior incidência no Douro, existem algumas quintas que permitem a participação de turistas nas vindimas, promovendo programas de enoturismo.

Os socalcos do Douro enchem-se de pessoas que recolhem os bagos de uvas – para produzir o vinho mundialmente famoso –, numa tarefa em jeito de celebração, onde não faltam boa disposição e alegria. Após a colheita, as uvas são depositadas em lagares, onde são pisadas e esmagadas, para que possam libertar o sumo que dará origem ao vinho.

Mas, mãos na uva, pés no mosto e folia… Enquanto uns pisam o vinho, outros, ao som do toque do acordeão e do dedilhar das cordas da guitarra, animam a festa a cantar.

Os associados do SBN e respetivos agregados familiares poderão assim participar na vindima que será levada a efeito no Douro, na Quinta do Vale Miguel, em Murça, no dia 12 de outubro, onde terão oportunidade de perceber o trabalho que é feito nos bastidores da produção do vinho.

A iniciativa realiza-se com um mínimo de 35 e um máximo de 55 pessoas e as inscrições deverão ser efetuadas até 4 de outubro.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN