Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Setembro e Outubro 2019
 
Dia dos Avós

O Dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, tendo sido a data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e S. Joaquim, pais de Maria, avós de Jesus Cristo e padroeiros dos avôs e avós.

A data da festa de S. Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos, tendo inicialmente sido celebrada no dia 20 de março, associada à de S. José.

Em 1879, o Papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu a festa a toda Igreja, tendo finalmente o Papa Paulo VI designado o dia 26 de julho para a celebração dos pais de Maria.

Para comemorar a efeméride, foi organizado, no dia 27 de julho, em Porto de Mós, um evento cujo êxito está espelhado na presença de 120 aderentes.

Convidado pela Direção e pela CSR, esteve presente o associado nº 10.664, António José Couto Faria, de Penafiel, filho de Ana Elisa do Couto, penafidelense que consagrou a data e que dissertou sobre a efeméride, lembrando que a luta da sua mãe durou quase dezassete anos para que a data fosse consagrada em Portugal, pois nunca tinha sido lembrada por qualquer instituição e muito menos festejada.

Pela sua persistência, gravada no livro, “Sim, valeu a pena”, Penafiel é hoje, considerada a “capital dos avós”.

     

   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN