Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Setembro e Outubro 2019
 
Dia Internacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas com o objectivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger, cuidar e acarinhar a população mais idosa, muitas vezes esquecida pela sociedade e pela família.


Segundo os últimos estudos conhecidos, existem hoje no mundo cerca de seiscentos milhões de pessoas com mais de sessenta anos e em 2025 este número deverá ser o dobro. Segundo dados do Eurostat, Portugal será, em 2050, um dos países da União Europeia com maior percentagem de idosos e menor percentagem de população ativa, e o Instituto Nacional de Estatística prevê mesmo que, com base na tendência de envelhecimento da população, resultante do aumento da esperança de vida, um terço da população portuguesa seja idosa e cerca um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos.

No Dia Internacional do Idoso decorrem, em todo o mundo, várias iniciativas para a população idosa, nomeadamente palestras, sessões de atividade física e workshops de artes manuais. O SBN não podia alhear-se dessa data, tendo há vários anos instituído o “Dia do Sénior”, que este ano comemora com um almoço em Oliveira do Bairro. O evento terá lugar no dia 5 de outubro.

     

   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN