Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Março Abril 2019
 
Reformados

Viagens e visitas culturais




Revista à portuguesa


A revista é um género teatral de gosto marcadamente popular, geralmente caraterizado pelo frequente apelo à sensualidade e pela sátira social e política, de grande importância na história das artes cénicas em Portugal, tendo atingido o auge em meados do século XX. Geralmente os espetáculos constituem-se de quadros entremeados por musicais e dança.


Tal como nas operetas ou nos musicais, a revista junta as contribuições da música, da dança e do teatro numa atuação global. Um tema geral serve de justificação para uma sequência descontraída de números, em que as atuações individuais alternam com grupos de dança.


Com diferentes vertentes artísticas, a revista à portuguesa é, hoje em dia, especialmente um teatro de variedades tradicional.


Dando satisfação aos vários pedidos que têm sido recebidos, vai ser proporcionada aos associados e famílias a possibilidade de assistirem, no próximo dia 22 de junho, pelas 17 horas, no Teatro Politeama, na Rua das Portas de Santo Antão, 109, em Lisboa, ao espetáculo de revista “A Severa”. A saída do autocarro faz-se pelas 8 horas, junto à Câmara Municipal.


Terminado o espetáculo haverá tempo livre, até ao início do regresso, às 20h30, com a partida dos autocarros do mesmo local de chegada. O preço por pessoa, que inclui transporte e bilhete para o espetáculo, em 2ª tribuna, é de 37,50 € para associados e agregado familiar e de 40,00 € para acompanhantes.


A iniciativa realiza-se com um mínimo de 35 e um máximo de 55 inscrições, que deverão ser efetuadas até 7 de junho, salvo se esgotarem antes do período definido.


Teatro Politeama volta aos grandes musicais


Filipe La Féria apresenta “Severa - O Musical”, sobre a mítica fundadora da canção nacional, que ficou na história como a primeira cantadeira de fado, narrativa imortal de amor e paixão entre o Conde de Marialva e a célebre fadista.


“Severa – O Musical” transporta-nos ao século XIX em Portugal, às esperas de touros, às tabernas da Mouraria, aos salões da aristocracia, à guerra entre liberais e absolutistas e à vida da criadora do fado, num espetáculo glamoroso, romântico e pleno de emoção e aventura – alegoria perfeita do labirinto de paixões e conflitos que marcou o fado.


Com um grande elenco de artistas, protagonizado por Anabela, Filipa Cardoso, Carlos Quintas, Fernando Gomes, Yola Dinis, Filipe de Albuquerque, Bruno Xavier, Cristina Oliveira, João Frizza, Francisco Sobral, Dora, Ricardo Soler, Rosa Areia, Carina Leitão, Carla Vasconcelos, Rui Vaz, David Gomes, Paulo Miguel Ferreira, Catarina Pereira, João Albuquerque Alves e fabulosos bailarinos coreografados por Marco Mercier, com música original de Miguel Amorim, Jorge Fernando e Filipe La Féria, que, criaram também melodias englobando todos os géneros na partitura de um grande musical, e direção vocal de Tiago Isidro. Os figurinos requintados de mestre José Costa Reis e os cenários deslumbrantes fazem de “Severa” o regresso do Teatro Politeama aos grandes musicais.


Trata-se de um tema com que La Féria realiza o seu mais ambicioso espetáculo de sempre - mágico e comovente, cómico e emocionante, humano e profundo.




Um dia na capital…


Visita ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia


No passado dia 30 de março, uma deslocação a Lisboa para visitar o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, um museu de arte contemporânea em Lisboa situado numa das zonas da capital de maior monumentalidade e beleza, mereceu a atenção de 45 pessoas, das quais algumas aproveitaram para visitar o Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República.




… e um dia em Vigo


Vigo é uma mistura perfeita entre um local histórico tradicional e uma cidade ativa, inovadora e industrial, localizada numa região de praia e de montanha.


Esta personalidade singular reflete-se nas ruas e bairros que atestam que o crescimento nos séculos XIX e XX foi tão rápido que acabou por absorver as aldeias e vilas limítrofes sem lhes dar tempo para se integrarem na estrutura urbana da grande cidade.


Com o fim de dar a conhecer as belezas paisagísticas e gastronómicas da cidade aos associados e famílias, vai ser promovida no próximo dia 25 de maio uma visita àquela região espanhola, nos termos e programa especificados na nossa última edição.




Dia do Bancário Reformado – 17º encontro


Conforme anunciamos na anterior edição, 8 de junho é a data escolhida pela CSR para celebrar pela 17ª vez o Dia do Bancário Reformado, que este ano consta de um encontro convívio a ter lugar na Quinta da Hortinha, na Venda da Serra, em Tábua.


As inscrições, que serão consideradas por ordem de chegada, são limitadas a 150 pessoas e deverão ser efetuadas, impreterivelmente, até 31 de maio.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN