Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Fevereiro 2019
 
Nova estratégia para a contratação coletiva

João Paulo Pires - Membro da CSE do MBCP


A partir de Janeiro de 2019, o Sindicato dos Bancários do Norte (SBN), tomou um novo rumo na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores bancários. Libertou-se de amarras que pouco ou nada ajudaram à sua missão até então. A sua estrutura sindical forte e ativa, permitiu perceber, sem dúvidas, que os trabalhadores querem mais do seu sindicato e não se revêm em acordos de sindicatos que conduziram ao mutismo dos últimos anos. Houve uma rutura com a FEBASE, dado que esta consumia recursos enão respondia aos anseios dos sócios do SBN. A FEBASE entrou num período de suspensão de atividade desde Novembro de 2018.


Não haja dúvidas, a missão do SBN é clara e está acima de qualquer compromisso entre sindicatos. Só assim poderá perpetuar a sua missão. O SBN será bem-sucedido se representar os seus sócios. Está a ser bem-sucedido, visitando regularmente todos os locais de trabalho dos seus associados, negociando firmemente com as administrações dos bancos, o que passou a suceder com maior notoriedade desde o início deste ano. Está a ser bem-sucedido quando comunica aos seus sócios que realmente está a acontecer em sua defesa.


Dará sempre as boas vindas a qualquer sindicato do sector financeiro, desde que a missão seja coincidente: defender os direitos e interesses dos associados. Não se desviando deste caminho, serão bem aceites todas as bigamias e poligamias em nome da defesa da igualdade de género. Neste caso, nem tal aconteceu, pois o noivo modificou as regras previamente acordadas e o ato não se consumou. Neste caso nem bigamia houve.


O SBN tem agenda própria, o que se torna cada vez mais importante, num contexto em que a contratação coletiva, a nível nacional, atinge o valor mais elevado nos últimos 18 anos. O SBN tem compromissos: com os seus associados. E os associados do SBN estão cada vez mais exigentes, solicitando a sua representação e dispensando histórias de amor não vingadas.


Aliás, aplicando o conceito correto, são as parcerias que podem ajudar na negociação coletiva. Nada mais. O princípio da lealdade só tem um destinatário: o associado do SBN. O espirito sindical viverá, enquanto os seus membros desenvolverem a sua atividade, sempre em defesa dos trabalhadores. Só assim serão reconhecidos por todos os intervenientes, no desempenho da sua missão.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN