Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Fevereiro 2019
 
Riscos psicossociais na banca

Representantes dos trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho


O Sindicato dos Bancários do Norte promoveu em 12 de fevereiro, no auditório da Rua Conde Vizela, uma iniciativa conjunta com os Representantes dos Trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho do Montepio, para a apresentação, na parte da manhã, dos resultados do inquérito/estudo sobre Riscos Psicossociais na Banca - COPSOQ II, realizado em 2017-2018, e, da parte da tarde, para uma apresentação sobre as atribuições previstas na legislação e as atividades realizadas pelas estruturas de RTSST, tomando como exemplo o caso desta estrutura no Montepio.


Para o efeito o SBN convocou as suas comissões sindicais, bem como convidou as Comissões de Trabalhadores e representantes de outros sindicatos do sector, pelo facto de entenderem que em matéria de Saúde Ocupacional o tema é transversal a todas as estruturas de representação coletiva dos trabalhadores.


Debaixo de uma enorme expectativa e participação à medida que o investigador Mário Rui Mota, nosso colega do Montepio e membro da estrutura RTSST, ia divulgando os resultados do inquérito, os presentes iam por sua vez colocando questões mais de pormenor ou de substância, de modo a esclarecer determinados resultados que iam sendo apresentados.


Depois do almoço, começou-se por uma breve apresentação de algumas iniciativas e atividades concretas e mais significativas realizadas pelos RTSST-Montepio desde a sua criação em 2004, o que serviu de “aperitivo” para o enquadramento legislativo e técnico que se seguiu. Uma vez mais, a participação da audiência foi intensa, tendo a mesa por vezes de moderar os participantes, tal o interesse que as temáticas iam levantando.


Todos os presentes estão de parabéns pelo interesse demonstrado neste evento, tendo ficado uma forte motivação em todos e todas para uma maior e mais efetiva intervenção das estruturas de representação coletiva dos trabalhadores na promoção da Segurança e Saúde do Trabalho, nomeadamente, equacionando a constituição destas estruturas de RTSST nas suas instituições.


Citando Hélder Nora - associado do SBN “…meus caros (as) a partir deste momento ninguém pode dizer que não sabia ou que desconhecia, a partir de agora todos nós temos responsabilidades acrescidas em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho…”.


Não sendo, de momento, possível publicar um relatório sobre os resultados do inquérito/estudo apresentado, aqui ficam apenas os dois quadros de síntese dos resultados globais dos fatores avaliados pelo COPSOQ II (n=2.483). Um artigo completo sobre os resultados será publicado numa próxima edição da Nortada.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN