Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Fevereiro 2019
 
Comissão de Quadros e Técnicos

Percursos culturais




“À descoberta da identidade portuense”




16ª, 17ª, 18ª e 19ª edições


A 16ª edição, intitulada “Seguindo o Rio Vila, de Mijavelhas à sua foz – um percurso do Campo 24 de Agosto e do Bolhão à Ribeira”, teve a participação de 75 pessoas.


À 17ª, que decorreu “Da praia de Matosinhos ao Santuário do Bom Jesus de Matosinhos”, aderiram 35 participantes, sempre acompanhados e orientados pelo historiador Joel Cleto, cujo interesse se encontra bem patente nas fotos que publicamos.


A beleza e a história do percurso escolhido levaram mais de 2,5 horas a percorrer, mas, como era de esperar, a todos deixaram encantados.


A 18ª edição, intitulada “Mira… Douro I – das Fontainhas à Ribeira”, teve lugar no passado dia 10 de março e dela daremos nota no próximo número, mas, imbuída da vontade de dar a conhecer o Douro e seus mistérios e segredos, a Comissão de Quadros e Técnicos vai promover, no próximo dia 12 de abril, às 21h30, mais uma edição dos percursos culturais, a 19ª, desta vez intitulada “Mira... Douro II – da Igreja da Serra do Pilar à ponte Luís I”.


Este evento terá a duração prevista de 2,5 horas, num percurso linear, e será orientado, como sempre, pelo historiador Joel Cleto.


A concentração far-se-á pelas 21h15, junto ao miradouro da Serra Pilar, onde, pelas 21h30 terá início o percurso, descendo ao jardim do morro, à capela e ruínas do Senhor d’Além e Ponte Luís I. Segue- -se a marginal das caves do vinho do Porto, terminando na Ribeira, pela meia-noite.


A iniciativa só se realiza com um mínimo de 35 e um máximo de 65 inscrições, que deverão ser efetuadas até 5 de abril.




Visitas, viagens e caminhadas




“Põe-te andar, pela tua saúde…”




64ª caminhada: Rota da Cárcoda


Com a presença de 53 pessoas, realizou-se no passado dia 16 de fevereiro, em S. Pedro do Sul, mais concretamente em Carvalhais, a 64ª caminhada “Põe-te andar, pela tua saúde...”, num percurso denominado de Rota da Cárcoda,


Foi uma caminhada cultural, ambiental e interpretativa, superiormente orientada, como é habitual, por dois guias locais credenciados e certificados, coadjuvados pelo associado e colaborador do SBN Francisco Barros.


O percurso, de âmbito florestal, em terra batida, histórico e paisagístico, com um grau de dificuldade média, com um desnível calculado em 809 metros, maravilhou os caminhantes, dos mais jovens aos menos jovens, como aliás se pode aferir pelas fotos.




Visita à Assembleia da República (3ª edição)


Dando satisfação às várias solicitações e com o intuito de proporcionar um conhecimento mais detalhado da Assembleia da República, a Casa da Democracia, vai ser promovida, no próximo dia 11 de abril, a terceira visita guiada aos bastidores da AR e ao palácio de S. Bento. O autocarro sairá de junto à Câmara Municipal do Porto pelas 7h30 com destino a Lisboa, onde às 11h30 se inicia a visita, seguida de almoço e regresso ao Porto, em hora a designar.


Dado que há, por parte das Relações Públicas da AR limitações ao número de pessoas que constituem o grupo, cinquenta no máximo e em cada visita, terão prioridade, os(as) associados(as) do SBN e cônjuge/ companheiro(a) e, se restarem lugares, outros familiares diretos. A iniciativa só se realiza com um mínimo de 35 inscrições, que deverão ser efetuadas até 29 de março.



     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN