Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Fevereiro 2019
 
Residência Sénior é um conceito inspirador

- afirmou Rui Moreira na visita à instituição


“Este é um conceito inspirador, não apenas para a cidade como também para iniciativas congéneres a desenvolver pela Câmara Municipal do Porto” – afirmou o presidente da autarquia, Rui Moreira, durante a visita realizada a Pinheiro Manso - Residência Sénior no passado dia 11 de fevereiro.


O autarca, que se fez acompanhar pelo vereador Fernando Paulo, foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração e da Direção do SBN, Mário Mourão, tendo a seu lado os vice-presidentes Alberto Simão e Paulo Coutinho, restante administração daquele empreendimento e Direção Técnica.


A localização da Residência Sénior foi destacada por Rui Moreira, uma vez que habitou na Rua de Pinheiro Manso quando veio de Inglaterra – certamente um fator mais a justificar a empatia que se verificou desde o início da visita.


O presidente da CMP percorreu pormenorizadamente as instalações, tendo-se integrado de todas as valências ali existentes.


Particular destaque mereceram o tronco de castanheiro esculpido por Paulo Neves, que embeleza a entrada, a capela com o altar e Cristo feitos do mesmo tronco por aquele artista plástico, a sala de cabeleireiro, as duas salas de refeições, a cozinha, uma sessão de destreza manual que estava a ser ministrada por uma orientadora, os quartos – todos com luz direta e originalmente mobilados mas que os utentes podem redecorar a seu gosto –, a enfermaria, o ginásio com apoio de fisioterapia (e onde são realizados ensaios do Grupo de Teatro) e a sala principal de atividades, onde se encontrava a ensaiar o Grupo Coral de PMRS, que recebeu Rui Moreira entoando a canção “Amanhã de Manhã”, com letra adaptada ao presidente da Câmara. Na oportunidade, o residente João Cunha ofereceu um quadro ao autarca, por si desenhado e pintado, representando os Paços do Concelho. Tendo-se instalado um ambiente de cordial informalidade, Rui Moreira aproveitou o ensejo para entrar em diálogo bem-humorado com os residentes que ali se encontravam e a todos convidou para uma visita ao edifício da Câmara.


Durante a visita foram reveladas algumas curiosidades, tais sejam a média de idades dos utentes (86 anos), sendo um deles quase centenário, enquanto outra residente já solicitou que lhe fosse proporcionado um passeio de mota no dia em que completar 100 anos.


Findo o percurso, a comitiva dirigiu-se ao edifício contíguo, onde ficará instalado o polo do Porto da Associação Agostinho Roseta, tendo o vice-presidente daquela instituição, Firmino Marques, explicado quais os objetivos da mesma e divulgado a forma como aquela unidade irá ali funcionar.


A visita terminou com um porto de honra e a oferta de uma peça, de autoria de Paulo Neves, feita do mesmo castanheiro. Para culminar, Rui Moreira deixou escritas palavras altamente elogiosas no livro de honra de Pinheiro Manso - Residência Sénior.


Conforme noticiamos nestas páginas, em 11 de fevereiro Pinheiro Manso - Residência Sénior (PMRS) foi visitada pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, visita aguardada desde a inauguração do empreendimento, dada a impossibilidade da sua presença naquele evento, por outros compromissos inadiáveis.


Ainda na mesma semana, a Polícia Municipal do Porto, representada pelo chefe Fonseca, efetuou uma ação de sensibilização e prevenção rodoviária e de segurança pública para a terceira idade. A iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia de Ramalde, que se fez representar pelo seu presidente e associado do Sindicato dos Bancários do Norte, António Gouveia. Tratou-se de um evento acompanhado diretamente pelos residentes, que no final questionaram os interlocutores sobres os assuntos debatidos.


A Direção da PMRS fez questão de agradecer àquelas duas entidades pelo apoio que têm prestado à instituição, sempre que solicitado.


Posteriormente, em 5 de março foi realizada uma festa de Carnaval, tendo para o efeito a Residência Sénior contado com o apoio de todo os trabalhadores, a exemplo do que é habitual. Assim aconteceu mais um convívio entre residentes, famílias e trabalhadores, tendo proporcionado uma tarde de alegria e de aproximação entre aqueles que no dia a dia dão o melhor para o êxito da nossa instituição.


Entretanto, em 9 de março, com um ano de atraso motivado pelo mau tempo que se fez sentir nesta época em 2018, foi proporcionada a um número significativo de residentes e de trabalhadores uma deslocação às amendoeiras em flor. O destino foi Cerejais, localidade pertencente ao concelho de Alfândega da Fé, tendo a comitiva sido recebida na Fundação Cónego Manuel Ochoa, local onde decorreu o almoço e aconteceu um momento de convívio entre os participantes. De seguida, foi proporcionada uma visita guiada ao Santuário do Imaculado Coração de Maria, acompanhada por Daniela Cordeiro. Refira-se que durante o passeio também foram comemoradas as 94 primaveras da residente e associada do SBN Helena Campos.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN