Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Setembro e Outubro 2018
 
Natal: confraternização da família bancária

Vai ser realizado, no próximo dia 8 de dezembro, um convívio da família bancária, destinado a todos os associados do SBN e familiares. O evento é constituído por um aliciante programa, que se inicia com a partida dos autocarros do Porto, com destino a Coimbra, para uma visita livre pela cidade, após o que os participantes se dirigirão à Quinta de Santa Teresinha, na Sertã, onde, pelas 13 horas, os espera um aliciante almoço, de cuja ementa fazem parte muitas iguarias: entradas diversas, sopa de peixe, bacalhau, bebidas correntes, fruta ou doce, café e digestivos. Pelas 15h30 inicia-se a já tão tradicional e sempre bem acolhida tarde dançante abrilhantada por um conjunto musical, durante a qual se manterá bar aberto, nas mesas. Pelas 18 horas será servido um lanche variado. O convívio terminará pelas 18h30, para regresso ao ponto de partida.

A iniciativa realiza-se com um mínimo de 50 e um máximo de 150 pessoas e as inscrições deverão ser feitas até 30 de novembro.

Sertã

A Sertã é uma vila pertencente ao distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa.

É provável que a Sertã fosse conhecida durante o Império Romano com o nome de Sartago, de cujo declinação deriva o topónimo Sertã. Localiza-se num vale xistoso, numa área florestal com predominância de pinheiro bravo e, mais recentemente, de eucalipto.

Situa-se numa zona compreendida entre os rios Zêzere e Ocreza. O ponto mais alto do concelho é a Serra de Alvelos.

Trata-se de uma área muito montanhosa, profundamente recortada por ribeiras e ribeiros, ao longo dos quais se observam terraços fluviais com minerais, cuja importância na economia dos povos indígenas e, posteriormente, dos povos romanizados, poderá ter tido alguma importância.

Todo o oeste do concelho é delimitado pelo rio Zêzere, mais especificamente pelas albufeiras das barragens do Cabril, da Bouçã e do Castelo de Bode, cuja massa de água influencia o clima, tornando-o bastante húmido.

O coberto arbustivo é composto por urze, carqueja, giesta, carrasco, esteva e medronheiro, que cobrem a camada esquelética do xisto.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN