Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Julho e Agosto 2018
 
GRAM Workshop - Ateliê de costura “Agulha & dedal” Aprender, fazendo

A 6ª sessão desta oficina, que deveria ser a última da série, teve lugarno passado dia 7 de julho, tendo como formadora, como as anteriores,a modista Isabel Resende e a presença de cinco formandas, cujo interesseestá bem expresso nas fotos publicadas.

Como aliás informamos, e atendendo ao interesse manifestado pelasassociadas, realizou-se no passado dia 21 de julho um novo módulo,nos mesmos moldes e interesse.

Mais sessões

Entretanto, depois da realização dos primeiros sete módulos e dando satisfação aos imensos pedidos e sugestões das(os) nossas(os) associadas(os), vai ser retomado em Setembro, até ao próximo mês de dezembro do corrente ano, o ateliê de costura “Agulha & Dedal – Aprender, Fazendo”, a funcionar nas instalações da Rua Cândido dos Reis, 100, 3º, nos dias 29 de setembro, 27 de outubro, 24 de novembro e 29 de dezembro entre as 15 horas e as 18h30 h, em que as(os) sócias(os), cônjuges ou companheiras(os) e filhos poderão proceder, com a ajuda e o acompanhamento da modista de alta costura Isabel Resende, a arranjos, restauro ou confeção de roupa.

Tal como nas sessões anteriores, o objetivo e o conceito deste serviço são “aprender fazendo”, isto é, acompanhando a forte tendência atual para o “faça você mesmo”, este serviço pretende transmitir as noções básicas para que possam ser executados os arranjos de costura com o que, as(os) participantes ficarão aptas(os) a arranjar bainhas, pregar fechos ou botões, meter bolsos e até cortar, alinhavar, provar e confecionar saias, vestidos ou casacos. As inscrições deverão ser efetuadas até 21 de setembro.

O que não deve faltar na caixa de costura?

Costurar é uma atividade que requer um sem número de materiais e ferramentas, mas existem elementos básicos que são fundamentais. Esta “checklist” reúne tudo aquilo que uma boa costureira deve ter na caixa de costura.

- Acessórios: todo o tipo de fechos éclair, fechos magnéticos, colchetes, molas, presilhas, ganchos, ilhoses.

- Agulhas: uma grande variedade de agulhas permite trabalhar eficazmente com uma maior variedade de tecidos; tenha sempre agulhas para coser, bordar, tricotar e fazer croché.

- Agulhas para a máquina: tenha sempre uma ou duas agulhas suplentes para a máquina de costura, no caso de alguma se partir.

- Alfinetes: alfinetes lisos e alfinetes de dama são importantes para marcar tecidos, entre outras situações.

- Botões: é importante manter um pequeno stock de diversos tamanhos e cores.

- Corta-fios: uma pequena tesoura para eliminar as linhas que ficam penduradas depois de cosidas.

- Cortador de tecido: parecido com um cortador de piza, este instrumento é muito prático e uma boa alternativa às tesouras.

- Dedal: o melhor amigo da costureira protege os dedos quando se está a coser à mão.

- Descosedor: pequeno instrumento que permite desfazer costuras de forma rápida e eficaz.

- Elástico: tenha sempre elástico de várias grossuras.

- Fita métrica ou régua: imprescindível para assegurar todas as medidas certas nos trabalhos de costura.

- Furador em aço: tem como principal finalidade furar e abrir orifícios em todo o tipo de tecidos, mesmo nos mais resistentes.

- Lápis de costura: o ideal para marcar tecidos antes de os cortar ou alterar.

- Linhas: numa grande variedade de cores, tenha linhas finas para tecidos delicados e grossas para tecidos mais resistentes.

- Papel termocolante: colado no tecido com recurso ao ferro de engomar, permite as mais diversas técnicas de aplicação e adornamento de tecidos sem necessitar de coser.

- Passa elásticos: pequeno instrumento que auxilia a aplicação de elásticos e de cordões nos tecidos.

- Passador de linhas: pequeno instrumento que auxilia na colocação da linha na agulha.

- Suporte para agulhas: pode escolher entre um suporte magnético ou a tradicional almofada para agulhas – o importante é mantê-las juntas no mesmo local.

- Tesouras: um kit de costura necessita de tesouras de corte de qualidade, pelo menos uma grande e uma pequena. No entanto, existem diversas tesouras com funções específicas para a costura, como a tesoura de recorte, cujas bordas em zigue-zague permitem aparar um tecido sem desfiá-lo.

- Vincador: pequeno instrumento que permite não só vincar costuras como endireitar cantos.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN