Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Maio e Junho 2018
 
GRAM Workshop - Mandala em algodão e lã…

Conforme o anunciado, uma nova oficina de aprendizagem de mandala em algodão e lã, mais uma vez orientada pela formadora Tânia Augusto, teve lugar, com o costumado êxito, no passado dia 12 de maio, nas instalações do Sindicato dos Bancários do Norte, tendo merecido a participação de mais oito associadas.

Nunca é de mais relembrar que mandala significa círculo, em sânscrito. Mas mandala possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia e, universalmente, é o símbolo da integração e da harmonia. Durante muito tempo foi usada como expressão artística e religiosa, através de pinturas rupestres, no símbolo chinês do “yin” e “yang”, nos “yantras” indianos, nas “thangkas” tibetanas, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacra de vários séculos.

Entre os benefícios de fazer uma mandala, podemos destacar que aumenta o bem-estar e a criatividade, e que conserva a organização psíquica dos indivíduos, proporcionando maior concentração e conhecimento do próprio “eu” interior.

A mandala é, assim, construída de dentro para fora, através do processo criativo, ensinando a observar, sentir, agir e pensar.



... e em tela

No próximo dia 14 de julho, nas instalações do SBN, na Rua Cândido dos Reis, 100, 3º, terá lugar uma oficina de aprendizagem de mandala em tela, orientada pela formadora Sofia Santos.

Com esta inicitaiva pretende-se partilhar todos estes benefícios com quem deseja conhecer a técnica, e ajudar a alcançar um estado de paz interior e de satisfação pessoal.

Será feita a pintura de uma tela de 10x15 centímetros, desde a base à passagem dos desenhos para a mesma (através de decalque), e pintura, usando a técnica do pontilhismo.

Todo o material é fornecido e a mandala criada será uma recordação da oficina e uma inspiração para futuras criações.



O que é mandala em tela?

É a arte de pintar mandalas em tela, através da técnica do pontilhismo (pintura de pontos). Agradáveis de contemplar, prendem o olhar com as suas formas e cores, causando sensações de harmonia e de paz, bem como a sensação do toque e de sentir a mandala. Esta arte ancestral tem o objetivo de concentrar toda a energia positiva no seu desenho e transmiti-la ao mundo exterior.

As imagens são sempre carregadas de algum sentido e muito cativantes, que ajudam as pessoas a conseguirem um bem-estar mais acentuado, um equilíbrio emocional bem mais intenso e uma paz interior inigualável.


O que é o pontilhismo?

O pontilhismo é uma técnica que consiste numa pintura feita com pontos coloridos que, estando muito perto uns dos outros – quase não tem espaços brancos – causam uma visão de cores e efeitos na obra. São muitos pontos minúsculos que devem estar organizados, o que
significa que têm de ser feitos bem próximos e quase sobrepostos, para que deem a impressão de criação de uma cor.

“De pontinho em pontinho criamos uma peça de artesanato espetacular.”

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN