Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Fevereiro 2016
 
Dignificar e reafirmar a classe bancária

Está marcada para o próximo dia 03 de março a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) tendo como ponto único a Revisão Parcial Estatutária.

O que está em causa nesta revisão estatutária?
O SBN tem atualmente cerca de 13.800 sócios. Os atuais Estatutos delegam, determinadas matérias, nomeadamente: as alterações aos Estatutos; a fusão ou dissolução do Sindicato; e o ingresso, manutenção ou abandono do Sindicato como membro de organizações sindicais, nacionais ou estrangeiras; (alíneas b), c) e d) do art. 23 dos Estatutos), na AGE. Acontece que as decisões que tenham que ser decididas em AGE implicam a participação de 50% + 1 dos associados do SBN, sob pena, das matérias em votação não serem implementadas.
A revisão estatutária agora proposta permitirá, com a transferência das competências acima elencadas da esfera da AGE para o Conselho Geral do SBN, tornar céleres os procedimentos deliberativos do sindicato.

Porquê agora?
A Tendência Bancários de Portugal, única Tendência de oposição, representada no Conselho Geral do SBN, acredita que os dirigentes do SBN estão empenhados na constituição de um sindicato de âmbito nacional com os 5 sindicatos que compõem a FEBASE.
As negociações para a constituição desse sindicato estão em curso com vantagem, nomeadamente, para os outros dois sindicatos verticais, SBC e SBSI, onde estas deliberações já são tomadas nos respetivos Conselhos Gerais.
Esta alteração, no imediato, permitirá ao SBN estar em pé de igualdade com os demais sindicatos evitando-se assim a repetição de erros do passado. Relembramos que aquando da constituição da FEBASE só muito mais tarde é que o SBN veio a integrar aquela Federação, devido a estas contingências estatutárias.

Qual o teu papel enquanto associado?
Estarás na linha da frente na resposta a um anseio de gerações de bancários “um sindicato único onde estivessem os 3 sindicatos verticais da classe – SBC, SBN e SBSI –“. Este sindicato, de âmbito nacional, passará a representar cerca de 70.000 trabalhadores da banca e seguros o que permitirá em sede de negociações uma força há muito perdida com a proliferação de sindicatos.
Assim a tua participação reveste-se de extrema importância para o teu futuro, o do SBN e para dignificar e reafirmar a classe bancária no seu todo.
Contamos com a tua participação e empenho na mobilização daqueles que contigo trabalham.

Carlos Lopes

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN