Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Fevereiro 2016
 
Ajude a construir uma solução

Cara(o) Colega: No próximo dia 3 de Março de 2016 realizar-se-á a Assembleia Geral Extraordinária da nossa Instituição de Classe, o SBN - Sindicato dos Bancários do Norte.
O sector bancário tem sido o alvo, os trabalhadores bancários as vítimas inocentes, de um ataque que, dizem de “reestruturação”, mas que no fundo visa unicamente reduzir custos, isto é, custos com pessoal, rescindindo, reformando, despedindo.
Neste quadro sindical os sindicatos verticais face à forte redução do número dos seus associados só podem responder com uma arma sindical: a unidade, a união de esforços, o congregar de forças para melhor contra atacar e defender acima de tudo os postos de trabalho.
Assim, após debates alargados e reuniões técnico/sindicais, surgiu a oportunidade (aspiração e desejo de larga franja de associados) de iniciarmos um processo de fusão (dos sindicatos do sector) e constituição de um Sindicato Único do sector financeiro.
Mas, no nosso SBN, os estatutos obrigam a validar essa decisão em Assembleia Geral, obrigatoriamente com a participação de 50% mais um dos nosso associados!
É no sentido de procurarmos evitar várias Assembleias Gerais que nesta agora convocada solicitamos a aprovação de uma revisão estatutária que transfere as competências da Assembleia Geral em matérias de fusão ou dissolução, ingresso, manutenção ou abandono e alteração estatutária para o Conselho Geral, com a salvaguarda de neste órgão essas decisões carecerem do assentimento de uma maioria qualificada de 2/3 dos membros eleitos.
É a democracia representativa a exprimir-se ao mais alto nível de decisão! Sei que é difícil o alcance do desiderato pretendido, mas é preferível esta tentativa à desilusão de sucessivas frustrações.
Os órgãos do SBN estão claramente solidários e empenhados neste objectivo. A participação dos associados, a sua participação, confere a este ato um sinal de consciencialização sindical, de mobilização e unidade da classe bancária. Por tudo isto a sua participação é muito importante!
O seu, o nosso futuro, a sobrevivência do modelo sindical, a sobrevivência dos SAMS, o nascimento de um sistema de saúde, mais forte e único em todo o território nacional, está dependente da participação, nesta Assembleia Geral Extraordinária de 6886 associados.
Ajude a construir uma solução. Participe, mobilize e colabore no fortalecimento do futuro. Aproveito para renovar as minhas/nossas sinceras e cordiais saudações e para apresentar o desejo sincero de esperança num futuro melhor que juntos construiremos.

Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho Geral e do Congresso

a) Dr. Alfredo Manuel Vieira Correia


Alfredo Manuel Vieira Correia

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN