Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Setembro e Outubro 2017
 
51ª: “O trilho das terras de granito”

Imbuído do melhor espírito solidário, para assinalar o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, que se comemora a 30 de outubro, esta estrutura realiza, no próximo dia 4 de novembro, a 51ª caminhada “Põe-te andar, pela tua saúde ”, num percurso circular, denominado “O trilho das terras de granito”, em Macieira de Alcôba – Águeda.
A iniciativa será orientada por um guia local, coadjuvado pelo colaborador do SBN, Francisco Barros.
A partida do autocarro de junto ao metro do estádio do Dragão será feita às 8h30, sendo o início da caminhada pelas 9h30, com concentração e partida de junto à igreja matriz de Macieira de Alcôba.
O almoço será servido às 13 horas, no restaurante “A Escola”, com regresso ao Porto previsto para as 17h30. As inscrições deverão ser efetuadas nos locais e formas habituais, até 27 de outubro.
Para uma boa caminhada é aconselhado o uso de colete refletor, calçado cómodo e já habituado ao pé (de preferência, botas de marcha), meias macias e sem costuras, mochila pequena com reforço alimentar (sandes, fruta, água...), chapéu ou boné, impermeável e muda de roupa (conforme o tempo).


Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama
O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama celebra- -se a 30 de outubro, com ações de sensibilização e de informação sobre a doença. Naquele dia faz-se um apelo à mudança de comportamentos perante a doença e divulga-se informação sobre o tratamento, o rastreio, o diagnóstico e a prevenção do cancro da mama.
Uma eco ou mamografia é suficiente para detetar a doença, que tem 95% de hipóteses de bom prognóstico se detetada numa fase inicial.
Em Portugal são detetados anualmente cerca de cinco mil novos casos e 1500 mulheres morrem vítimas desta doença. A taxa de mortalidade tem vindo a diminuir ao longo dos anos. Segundo a Direção-Geral da Saúde, este é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro de pele) e a segunda causa de morte por cancro na mulher. Uma em cada oito mulheres portuguesas é afetada pelo cancro da mama.



Macieira de Alcoba
Foi uma freguesia portuguesa do concelho de Águeda, composta essencialmente pela aldeia serrana de Macieira de Alcoba. Foi sede de uma freguesia, agregada em 2013 à de Préstimo, no âmbito da reforma administrativa nacional, para formar a denominada União das Freguesias de Préstimo e Macieira de Alcoba. Situa-se na extremidade oriental do concelho e tem como vizinhos a localidade de Préstimo, a oeste, e os concelhos de Oliveira de Frades a norte e a leste, Vouzela a nordeste e Tondela a sul. Sendo um pequeno povoado de características rurais, o local pode ser apreciado por quem gosta de ambientes idílicos e rústicos.
Os habitantes têm o hábito pitoresco de cantar canções tradicionais, como o Vira de Macieira.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN