Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Setembro e Outubro 2017
 
… Dia do Sénior…

No próximo dia 14 de outubro será comemorado o já tradicional “Dia do Sénior”, que este ano terá lugar na Quinta & Casa das Hortas, em Valadares, Baião, com um aliciante programa de convívio, que começa, pelas 8h30 com a partida do Porto, com destino ao Marco, onde haverá uma paragem. Pelas 13 horas, já em Baião, será servido um lauto almoço, seguido de tarde dançante, abrilhantada por um conjunto musical, durante o qual se manterá o bar aberto. Antes do regresso, haverá ainda lugar para a degustação de um bem nutrido lanche.
A iniciativa só se realiza com um mínimo de cinquenta e um máximo de duzentas pessoas e as inscrições deverão ser efetuadas na Loja de Atendimento do SBN até ao dia 6 de outubro.


BAIÃO, HISTÓRIA E PATRIMÓNIO

O património de Baião é resultado de uma longa história, que se perde na bruma dos tempos.
Para além de alguns vestígios da fase em que os homens apenas sabiam caçar e colher os frutos silvestres, é de considerar o período neolítico, de que ficou um vasto conjunto de monumentos megalíticos (pedras grandes) e de outros testemunhos (vasos, lâminas, machados, contas de colar...) constituindo hoje o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, cujo ex-libris é o monumento nacional dólmen de Chã de Parada, em Ovil. (pedra nova, polida), com mais de cinco mil anos.
Estes testemunhos foram-se acumulando até ao domínio dos romanos, dando conta das mudanças operadas no modo de viver das populações locais ou para ali deslocadas.
O Tesouro de Baião – um dos melhores conjuntos primitivos de joalharia em ouro –, a quantidade de castros (alguns romanizados, com destaque para o do Cruito, no Gôve), os caminhos romanos, o marco miliário, as epígrafes, as necrópoles, as aras dedicadas a Júpiter, são outros tantos exemplos da riqueza patrimonial que conta muitas facetas de uma longa história e que faz transportar a imaginação para outras, que o rigor da ciência ainda não descobriu, deixando por conta de curiosas lendas. História e património a descobrir pelo visitante…

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN