Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Setembro e Outubro 2017
 
… Lagarada…

É tempo de vindimas! Conforme amplamente divulgado e com o apoio da Associação de Gentes de Ribalongo, a CSR levou a efeito, no passado dia 24 de setembro, uma lagarada na Região Demarcada do Douro, na Quinta dos Carvalhos, produtora dos vinhos Cegonha Negra, com a presença de 61 pessoas.
A lagarada é um dos momentos mais aguardados da época das vindimas, um tempo marcado pela animação, pela música e pela alegria: canta-se e dança-se ao som de desgarradas e concertinas, enquanto se vive de perto a pisa tradicional das uvas, terminando a jornada com um convívio entre todos.
Com uma paragem em Alijó e com um dia pleno de luz e de suave brisa, foi percorrido um itinerário de rara beleza natural, cujo destino delineado foi a Quinta dos Carvalhos, em Ribalonga.
Ali chegados, houve direito ao matabicho, após o que se deu início à vindima – para quem quis participar –, que apenas foi interrompida pelas 13 horas, num intervalo para almoço típico, em que a feijoada à transmontana foi o principal objeto de ataque.
Pelas 16 horas, na companhia do Grupo de Cantares de Carrazeda de Ansiães, iniciou-se uma ronda pelas adegas aderentes.
Duas horas depois, para culminar o programa, iniciou-se a lagarada propriamente dita – a pisa das uvas...


HISTÓRIA DE RIBALONGA
Ribalonga é constituída por duas palavras – riba e longa – significando uma encosta íngreme e em declive que se estende longamente.
Se atentarmos à origem latina, “ripa”, com o significado de margem, será uma margem do Douro que se estende longamente pela colina.
É uma freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães, a sudoeste do distrito de Bragança, limitado a norte por Vila Flor, a nascente por Moncorvo, a sul partilha o rio Douro com Vila Nova de Foz Côa e S. João da Pesqueira e a oeste contempla o rio Tua com Alijó e Murça. A freguesia está localizada a sudoeste da sede do concelho e implanta-se numa área de depressão, conhecida por vale de Ribalonga, e é rodeada por elevados cumes de montes, com encostas muito inclinadas, onde surgem socalcos de vinha.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN