Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Setembro e Outubro 2017
 
Visita ao Cristo Rei…

No ponto mais alto de Almada, dominando o tabuleiro da Ponte 25 de Abril, ergue-se uma gigantesca estátua em betão representando o Cristo Rei, erguida em 1959, em agradecimento por Portugal ter sido poupado à II Guerra Mundial. O panorama sobre Lisboa, Almada e a barra do Tejo é grandioso.
Visitado por dezenas de milhar de nacionais e estrangeiros por ano, tornou-se um lugar maior do turismo religioso e não só, bem como um cartaz turístico de Lisboa.
Com o objetivo de proporcionar aos associados uma visita a tão espetacular monumento, o SBN promove, no próximo dia 28 de outubro, uma deslocação a Almada, aproveitando para, em Lisboa, visitar os museus e monumentos envolventes na área de Belém, entre os quais o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), o Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Palácio e o Museu da Presidência da República Portuguesa e a Cordoaria Nacional.



CRISTO REI, EDIFÍCIO DE ACOLHIMENTO
O monumento ao Cristo Rei foi erguido a 113 metros acima do nível do mar. Dali, os olhos alcançam mais longe e os pensamentos parecem surgir mais clarividentes.
Foi o cardeal-patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira quem, depois de visitar o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em 1934, decidiu criar um monumento dedicado ao Santíssimo Coração de Jesus. Recebe cerca de 900 mil visitantes por ano, fazendo parte do triângulo de ouro dos peregrinos na Península Ibérica, juntamente com Fátima e Santiago de Compostela.
De frente para Lisboa, ao estar de braços abertos para a capital, todo o mundo português estaria dentro do abraço de Deus.
Junto do monumento pode conhecer-se não só a história da sua origem, mas também a história da construção, que durou cerca de dez anos, na qual foram utilizadas cerca de quarenta mil toneladas de betão armado.
Depois de construído foi esculpido à mão num trabalho de minúcia, desenvolvido a mais de cem metros do chão.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN