Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Maio e Junho 2017
 
Comissão Permanente autoriza adesão ao ACT do Millennium BCP…

Reunida no Porto no passado dia 30 de março, a Comissão Permanente aprovou por larga maioria – apenas um voto contra e duas abstenções – o Relatório e Contas da Direção referente ao exercício de 2016 e autorizou a Direção, pelo mesmo resultado, a aderir ao ACT do BCP.


ACT do Millennium BCP

Assim, foi aprovada a adesão do SBN ao ACT do Grupo BCP assinado com a Febase e publicado no Boletim do Trabalho e Emprego nº 6, de 15 de fevereiro passado, culminando um processo que tinha sido iniciado em finais de outubro de 2016, quando o BCP informou o sindicato da vontade expressa em proceder a uma revisão parcial do acordo.
O banco justificava tal vontade com a necessidade de fazer alinhar algum do clausulado do acordo então em vigor com as alterações introduzidas pelo novo ACT do setor bancário acordado com o grupo negociador das instituições de crédito em julho de 2016 e publicado no BTE nº 29 de agosto de 2016.
Simultaneamente, pretendia manter contidos os custos com pessoal, permitindo-lhe atingir níveis que permitissem a sua rentabilidade futura.
Depois de diversas reuniões em que foram analisadas as alterações pretendidas, nomeadamente as relacionadas com promoções e progressões, descanso semanal, feriados e dispensas, prémio de antiguidade, prémio final de carreira, contribuições para os SAMS, apoio à natalidade e diverso clausulado relacionado com a Segurança Social, foi possível obter um acordo de princípio.
Ao mesmo tempo, o banco assumiu o compromisso com os sindicatos de que o Memorando de Entendimento assinado em 31 de dezembro de 2013 e com fim previsto para o mês homólogo de 2017, terminaria em julho deste ano – data em que negociará com os sindicatos a aplicação de uma nova tabela salarial e a reposição do clausulado entretanto suspenso.
Apesar de a Direção do SBN ter poderes, nos termos estatutários, para assinar as alterações negociadas, decidiu efetuar reuniões em toda a área geográfica do sindicato, para discutir todas as alterações, procedendo de seguida a uma consulta aos trabalhadores sobre esta matéria, o que veio a acontecer com os resultados já devidamente comunicados e pelos quais os trabalhadores, de forma clara, se expressaram por larga maioria a favor da assinatura do acordo.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN