Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Maio e Junho 2017
 
Delegação do Porto da Associação de Doentes de Parkinson tem o patrocínio do SBN

A Delegação Distrital do Porto da Associação de Doentes de Parkinson (APDPK) conta com o apoio do SBN.
Parkinson é uma doença crónica do sistema nervoso central, de evolução progressiva, causada pela perda de produção do neurotransmissor dopamina. Os sintomas surgem normalmente a partir dos 50/55 anos, embora possam acontecer, em alguns casos, mais cedo.
Os principais sintomas são lentidão de movimento, rigidez, tremor e desequilíbrio.
O diagnóstico resulta da observação clínica feita pelo neurologista, que fará um exame completo, história médica e resposta à medicação. São realizados exames complementares de diagnóstico, sobretudo para despiste de outras doenças neurológicas com sintomas similares.
Existem tratamentos farmacológicos e tratamentos não farmacológicos que, em conjunto, podem controlar os sintomas e atrasar as complicações associadas à progressão da doença. Como os sintomas variam de pessoa para pessoa, cada paciente recebe a medicação ajustada às necessidades. Os medicamentos devem ser tomados na dosagem correta, na hora prescrita e através de avaliações regulares pelo neurologista.
A estratégia de prevenção de complicações funcionais deverá ser baseada na adoção de estilos de vida saudáveis, incorporando componentes como o exercício físico e o combate ao sedentarismo. O exercício adaptado e a fisioterapia poderão ajudar a minimizar dificuldades em áreas como a marcha, atividades do dia-a-dia, cansaço, postura, função dos membros...
Se a doença de Parkinson lhe for diagnosticada a si ou a alguém que lhe está próximo, recomenda-se que procure ser avaliado e acompanhado por um médico neurologista especialista em doenças do movimento, que obtenha conhecimento da doença e do tratamento de fontes seguras, que procure manter contactos sociais e familiares, que mantenha as atividades que lhe dão prazer, que faça exercício regular e que partilhe experiências com outros doentes, melhorando o conhecimento da doença através da integração em grupos e em atividades da APDPK.
A delegação da APDPK fica da Avenida do Lidador, edifício SMAS, 2º, sala 5, Águas Santas, Maia, com os telefones 229743465 e 919899308, o email parkinsonporto@gmail.com e o facebook Parkinson apdpk porto. O atendimento aos sócios é feito às quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 17 horas, sendo a linha de apoio a 919121657, aos dias úteis das 9 às 11 e das 16 às 19 horas.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN