Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Maio e Junho 2017
 
GRAM – Caminhadas

46ª: “Rota de Nossa Senhora das Colmeias de Vila Maior – S. Pedro do Sul”

No passado dia 29 de abril realizou-se mais uma caminhada da série “Põe-te andar, pela tua saúde...”, num percurso circular, ambiental, cultural, paisagístico e desportivo, por trilhos e caminhos rurais, numa distância de cerca de doze quilómetros, denominado de “Rota da Nossa Senhora das Colmeias, em Vila Maior, orientada por um guia local, professor Paulo Lima, coadjuvado, mais uma vez, pelo colaborador Francisco Barros, trabalhador do BST em Coimbrões. A caminhada teve a presença de 52 pessoas, que participaram, interessadamente, nas visitas guiadas às termas de S. Pedro Sul, ao Núcleo Museológico e ao Balneário Rainha D. Amélia.



47ª: “Simplesmente Gaia”

Por sua vez, a 47ª caminhada cultural “Põe-te andar, pela tua saúde ”, denominada “Simplesmente Gaia”, teve lugar no passado dia 13 de maio – para comemoração do Dia da Mãe –, num percurso circular, com início às 9h30 no mosteiro da Serra do Pilar, seguindo depois pela Avenida da República.
Passagens pela Casa Barbot, pela Câmara Municipal e pela Casa- -museu Teixeira Lopes levaram as participantes pelas Devesas, com paragem na antiga fábrica de cerâmica e na Quinta das Devesas, continuando em direção ao Castelo de Gaia. A caminhada continuou em direção à Ribeira de Gaia e ao centro histórico, tendo passado pelo Cais do Rabelo, pelo Convento Corpus Christi, pela Igreja de Santa Marinha e pelas caves, onde foram desvendadas as histórias das personalidades associadas ao vinho do Porto, neste caso o Barão de Forrester e a Ferreirinha, tendo terminado no tabuleiro inferior da Ponte Luiz I.



48ª: “Curvas de Murça – Serra de Noura”

Dia 27 de maio, para comemoração do Dia Mundial da Criança, realizou-se a 48º caminhada “Põe-te andar, pela tua saúde...”, num percurso circular, denominado “Curvas de Murça – Serra de Noura”, em Murça, numa distância de aproximadamente nove quilómetros e duração de cerca de duas horas, caraterizado por um terreno de terra batida, de cultivo e floresta, mas de desnível pouco acentuado. O evento foi orientado por um guia local, coadjuvado pelo colaborador do SBN para estas iniciativas, Francisco Barros, do BST de Coimbrões, e constituiu mais um aliciante programa, que começou com a partida do Porto com destino a Murça, onde, antes da caminhada, os participantes tiveram um lauto almoço.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN