Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Março e Abril 2017
 
44ª Caminhada

Das faldas do Marão às papas de Ôlo

No passado dia 25 de fevereiro realizou-se a 44ª caminhada subordinada ao tema “Põe-te a andar, pela tua saúde…”, no concelho de Amarante, com a presença de 54 associados e sete acompanhantes. O SBN foi parceiro ativo, numa realização da União de Freguesias Ôlo-Canadelo e da “Associação Viver Canadelo Serra do Marão”, que deve ser aplaudida, pois trata-se da reativação local de uma tradição e de uma mostra ao mundo exterior da qualidade dos seus produtos, da virtude das suas gentes e da beleza das suas serranias. Antes de caminhar, houve uma breve paragem em Amarante, terra de Amadeo de Souza-Cardoso e do casamenteiro S. Gonçalo, para o pequeno-almoço.
A caminhada realizou-se num percurso pedonal, circular, de âmbito desportivo, ambiental, panorâmico e cultural, que se estendeu por cerca de três horas, entre montes e serras, situado nas fraldas do Marão e cortado pelo rio Ôlo, que levou os caminhantes a percorrer o extraordinário e desafiante percurso pedestre de cerca de dez quilómetros, entre os caminhos da Hidroeléctrica de Ôlo e do estradão por onde passa no Marão o rali de Portugal, fruindo do rio e dos diferentes tons das urzes, das giestas, dos tojos e das carquejas que predominam na paisagem, o que obrigou ao melhor e esforçado desempenho dos participantes.
Os caminhantes foram acompanhados pelo guia da “Associação Viver Canadelo e Serra do Marão” e pelo presidente da União de Freguesias Ôlo e Canadelo, Rui Leite, anfitrião incansável e transbordante de energia, colaboração e simpatia.
O almoço, acompanhado pela simpatia e pela animação musical do Grupo Samzafos, constou da degustação de papas (sarrabulho, nabiças e couve), petiscos e “pinga”, foi inserido na já tradicional Feira das Papas. Refeitos do cansaço da jornada e gastronomicamente compensados, puderam os participantes dar um pulo à cidade da Lixa, visitando a “Quinta da Lixa”, onde a simpática anfitriã, Fátima Faria, lhes fez perceber o resultado de uma paixão desenvolvida pela família dos Meireles da Lixa, o que se reflete nos vários hectares de vinha onde são cultivadas castas que são a origem de vinhos verdes de excelência.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN