Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Maio e Junho 2016
 
Exposições do Núcleo de Fotografia

Rui Manuel Costa, do Núcleo de Fotografia, é o autor da exposição “A Água”, que acaba de ser inaugurada na Galeria SBN, Rua Conde de Vizela, 145 e que se mantém patente até ao dia 3 de agosto, às quartas e quintas-feiras, das 15h00 às 17h30.
Entretanto, com o mesmo horário, nos mesmos dias da semana e no mesmo local, “Reino Animal” foi o tema da exposição de autoria de António Morais, daquele Núcleo, que o público pôde apreciar entre 4 de maio e 1 de junho.


Janelas p’rá Cidade

Por seu turno, Jorge Viana Basto, também do Núcleo de Fotografia do SBN, está representado na exposição coletiva intitulada “Janelas pr’á Cidade”, no Mercado Ferreira Borges, aberta até 3 de julho, todos os dias, das 10 às 24 horas.
O local é um mercado construído em 1885, em alvenaria e aço, à boa maneira da engenharia Eiffel, que tanto marca a cidade, transformado entretanto num local de efémeras passagens. Impunha-se, portanto, ali exibir imagens adequadas à natureza do espaço.
O conjunto de fotógrafos que expõe repudia o cinzentismo, os olhares tristes, o saudosismo entorpecente ou histórias lúgubres. Tudo isso cede perante a vibração de uma cidade antiga com caras novas, sorrisos de curiosidade, seduções que perduram na memória de quem a visita, com mil cantos e pormenores dignos de registo, que são exportados no fluxo constante e inesgotável da vida digital. O Porto atrai pela solidez da alma, que volta a emergir com o restauro das fachadas e pela confiança das gentes em viver numa cidade que polariza atenções.
A cidade é um vasto alfobre de motivos para a fotografia. Tem pormenores deliciosos, cantos com esquadrias de luz, becos artisticamente desarrumados, tudo numa escala humana acolhedora. Às ruas estreitas, com luzes misteriosas, sucedem-se veredas com segredos só conhecidos em solstícios e equinócios. A luz, desde o nascer ao pôr- -do-sol, sob neblina ou concentrada apenas no halo de humidade de um candeeiro aceso na noite, é sempre deslumbrante.
Aquela mostra de imagens, num espaço com uma luz especial, representa dez visões diversas da realidade que cada um exibe e legenda, constitui um desafio ao diálogo com o visitante e, quem sabe, mais um degrau para que se apaixone pela cidade.
Os outros autores são Carlos Valente, Eduardo Martinho, Sotto Mayor, Joaquim Soares, Matias Serra, Manuel Magalhães, Miguel Louro, Óscar Saraiva e Ricardo Fonseca.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN