Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Novembro e Dezembro 2017
 
Magusto de S. Martinho

No dia 11 de novembro, com a presença de 230 pessoas, realizou-se, na reta de Ramos, em Telões, Amarante, o tradicional Magusto de S. Martinho, com um aliciante programa, que se iniciou com a saída do Porto, pelas 9 horas, com destino a Penafiel, para uma visita à Feira de S. Martinho, após o que se seguiu Telões, onde os participantes tinham à espera um almoço, que constou de entradas diversas, sopa, rojões à moda do Minho, bebidas correntes, fruta ou doce, café e digestivos.
Seguiu-se uma tarde dançante com música ao vivo e bar aberto – águas, sumos, cerveja e vinho –, que terminou num lanche reparador (caldo verde, bifanas e castanhas assadas).

O MAGUSTO E O S. MARTINHO

O magusto é uma festa popular, cujas formas de celebração divergem um pouco consoante as tradições regionais.
Grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira onde se assam as castanhas e se bebe jeropiga, água-pé ou vinho novo.
A celebração do magusto está associada a uma lenda, a qual dizia que um soldado romano de nome Martinho de Tours (mais tarde conhecido como S, Martinho), ao passar a cavalo por um mendigo quase nu, como não tinha nada para lhe dar, cortou a capa ao meio com a espada; estava um dia chuvoso e diz-se que, nesse preciso momento, parou de chover, derivando daí a expressão “verão de S. Martinho”.



     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN