Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Novembro e Dezembro 2017
 
38ª Feira do Fumeiro – Vinhais

No próximo dia 10 de Fevereiro, terá lugar uma deslocação a Vinhais, para visitar a 38ª Feira do Fumeiro.
Considerado o maior evento gastronómico da região norte do país, a Feira do Fumeiro de Vinhais realiza-se anualmente, desde 1981, em fevereiro, e este ano irá decorrer de 8 a 11.
Destaca-se das demais pelo fumeiro de excelência, que valeu a Vinhais a atribuição do título de “Capital do Fumeiro”.
Nos quatro dias de feira, além do fumeiro, em que prevalece a raça bísara, estão disponíveis produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espetáculos musicais, luta de touros e tasquinhas e restaurantes preparados para receber milhares de visitantes todos os anos.
Do programa consta uma paragem em Mirandela, seguindo depois por Valpaços. O almoço é livre (na vila de Vinhais e no recinto da feira existem vários restaurantes e tasquinhas para almoçar…) e a tarde destinada a visitar a vila e a feira, até às 17h30, hora da partida de regresso ao Porto.
A iniciativa só se realiza com um mínimo de 35 e um máximo de 55 inscrições, que deverão ser efetuadas nos locais habituais, até 2 de fevereiro.

VINHAIS…

Vinhais é freguesia e sede de concelho do distrito de Bragança, situada na fronteira com Espanha. Deve o nome, segundo alguns historiadores, à produção de vinho, atividade principal do concelho, “terra de vinhas e vinhedos”.
Local estratégico de defesa e controlo fronteiriço, Vinhais deve a carta de foral a D. Afonso III.
Foi um centro marcante nas diversas lutas que se sucederam ao longo de séculos, com papel de relevo em importantes episódios históricos. Situado em pleno Parque Natural de Montesinho – a natureza assume um papel principal no desenvolvimento de um imenso leque de atividades em diversos locais da região, nomeadamente no parque biológico, um dos mais ricos do país –, Vinhais é hoje um significativo polo, dinamizado pela economia ligada à agricultura, natureza, gastronomia e pequena e média indústria, com particular destaque para produtos como a castanha e o porco bísaro.
Para além da beleza natural do Parque Natural de Montesinho, Vinhais oferece ao visitante um vasto conjunto de sítios de interesse que vale a pena visitar, com destaque para alguns museus, como o de Arte Sacra, o do Azeite e o Etnográfico, todos na aldeia de Agrochão, e a Escola Museu de Vila Verde, entre outros.

…E A FEIRA DO FUMEIRO

Este certame tem sido o motor impulsionador das atividades relacionadas com o fumeiro, que têm vindo a ser desenvolvidas no município, tendo-se registado, nos últimos anos, mais de setenta mil visitantes provenientes de todo o país e grande número da vizinha Espanha.
Vendem-se ali mais de cinquenta toneladas de fumeiro, o que representa a entrada de largos milhares de euros na economia local. O fumeiro comercializado tem proteção atribuída pela União Europeia, garantindo a quem adquire os produtos certificação de qualidade e é relacionado com a raça autótone da região – o porco bísaro.



     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN