revisão do AE para 2025 da CEMAH

CEMAH continua propósito de valorização salarial

 

O acordo de revisão do AE para 2025 entre o MAIS, o SBN e a Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo (CEMAH) prossegue o objetivo de gradualmente melhorar as condições de trabalho, proporcionando, em algumas cláusulas, aumentos superiores aos do ACT de Setor Bancário.

Apesar da sua menor dimensão financeira comparativamente à maioria das instituições de crédito, a CEMAH tem evoluído de posição, afastando-se, a pouco e pouco, das propostas do grupo negociador do ACT do Setor Bancário – de que são subscritores, entre outros, bancos como o BST, o Novo Banco ou o BPI – e demonstrando disponibilidade para negociar com os Sindicatos condições mais favoráveis para os seus trabalhadores.

Na atualização para 2025, a preocupação da CEMAH pelos trabalhadores manifestou-se mais uma vez. Além do aumento de 2,5% nas tabelas e cláusulas de expressão pecuniária, foi acordado um acréscimo superior no subsídio de almoço, que passa a ser de 13,07 euros (valor acima do estabelecido no ACT), e foi ainda contratualizado o subsídio de natalidade.

Estes aumentos, recorde-se, somam-se aos dos anos anteriores, já então mais elevados do que os de outros IRCT: 4,5% em 2023 em todas as tabelas e cláusulas de expressão pecuniária, e 3,5% em 2024 (com o subsídio de refeição a passar para 12,75 euros).

A recetividade da CEMAH às propostas do Mais Sindicato e do SBN contrasta significativamente com a intransigência e indisponibilidade para melhorar a vida dos trabalhadores que se verifica, infelizmente, em outras mesas negociais.

Os Sindicatos da UGT continuarão firmes na linha da frente, lutando pelos direitos de todos os trabalhadores.

 

As Direções

04/12/2024

 

Veja aqui o Comunicado