Aos Trabalhadores do Grupo BCP – Acordo Coletivo
SNQTB, SBN e SIB reuniram na segunda-feira, 15 de abril, com a administração do BCP com o propósito de se encontrar um entendimento e um acordo relativamente aos aumentos salariais e à devolução da verba retida aos trabalhadores entre 2014 e 2017.
A administração do BCP apresentou uma proposta que os três Sindicatos irão analisar nos próximos dias.
. Atualização salarial
SNQTB, SBN e SIB continuam a defender que devem ocorrer aumentos salariais no BCP com efeito retroativo a partir de 2018. Os três Sindicatos defendem igualmente que a proposta de aumento salarial proposta pela administração do BCP está ainda longe de apresentar um valor que possa ser entendido como justo e aceitável.
. Restituição dos valores retidos aos trabalhadores
A proposta da administração do BCP permite uma maior aproximação ao que é pretendido por SNQTB, SBN e SIB, i.e. uma devolução maior e num período mais curto. Ainda assim, para que possa ocorrer um entendimento, os três Sindicatos entendem que a restituição dos valores retidos deve ocorrer a um ritmo ainda mais célere.
Na discussão deste ponto, SNQTB, SBN e SIB frisaram que estas verbas, sendo dos trabalhadores, devem ser restituídas de forma célere, justa e universal, devendo os critérios de restituição ocorrer na mesma base que existiu aquando dos cortes.
Após quase uma década, os três Sindicatos entendem que este é o ano de inversão do ciclo para os trabalhadores e que administração do BCP não pode deixar de atender a esta reivindicação.
Da evolução deste processo negocial daremos as devidas informações aos nossos associados.