Casas de Campo Podence

Contactos Telefónicos:
935112262 – 938731604 – 963501339 – 278431082

Localização: Podence 5340-392 Macedo de Cavaleiros

site : http://www.casasdecampopodence.com

Facebook: https://www.facebook.com/Casas-De-Campo-Podence-1499394010383323/

email: casasdecampo.podence@gmail.com

 

Condições especiais para sócios do SBN:
– 20% desconto do valor da tabela de preço da época média e baixa;
– 10% desconto do valor da tabela de preço da época alta.
– 10% desconto no valor total das refeições.

Na castiça aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, encontramos as 3 Casas de Campo. A sua traça tradicional foi mantida, preservando a arquitetura tradicional e as características mais marcantes desta habitação tão genuína. No seu interior, a decoração tem um misto de tradicional e moderno.
Trás-os-Montes apresenta uma forma de organização da habitação concentrada e uma organização agrária comunitária.

“Entre, quem é?”, é o que dizem os transmontanos quando alguém lhes bate à porta, espelhando nesta expressão emblemática a sua hospitalidade.

Queremos deslumbrar sobre a gente transmontana, para que nos faça uma visita, e tenha o prazer de sentir a sua hospitalidade, respirar ar puro, ver a beleza do património construído, saborear a excelência da sua gastronomia, observar a beleza impar desta paisagem rural, e muito mais.

 

Adega do Avô Rufino

Casa do Avô Rufino é a casa que traz mais recordações e de maior valor sentimental. Foi aqui que moraram os avôs e o nosso pai, a quem homenageamos com a reconstrução desta casa.
Com dois quartos, uma casa de banho e uma cozinha, em cima e no rés-do-chão uma cozinha, quarto e casa de banho, divisões muito espaçosas e confortáveis.
Em todas as casas pode encontrar-se uma decoração típica da aldeia, utensílios antigos que embelezam os armários e as paredes de cada habitação.


Casa do Forno

Forno de cozer pão, construído por mão-de-obra, por vezes não especializada, bastava-lhe ter fama na região como fazedor de fornos, para que a encomenda lhe batesse à porta. O seu valor patrimonial consistia fundamentalmente no espaço que lhe estava destinado. Muitas vezes em lugares reduzidos entre as casas.
O mais importante mesmo era a temperatura constante e o pão que dele se tirava. Um bom forno teria de queimar bem, mostrar de início o teto bastante escuro para de seguida se apresentar de cor cinza esbranquiçada.
A Casa do Forno foi concebida para alojar duas a três pessoas. Nesta casita existe um forno, feito com cinza e pedra, que foi mantido e preservado. A paisagem que se avista da varanda do quarto permite acordar de bem-disposto e descontraído.


Casa do Pombal

Os Pombais são construções que salpicam a paisagem das nossas terras com aspeto chamativo, variedade de formas e elementos decorativos, onde se resumiu e depurou o conhecimento que a sabedoria e arquitetura popular foi incorporando nas técnicas de construção. A sua função é servir de morada às pombas num sistema de exploração singular para aproveitar-se delas em troca de poucos cuidados.
Possuem um grande valor simbólico e de identidade ao constituírem elementos de autenticidade e marcos da nossa história rural e do imaginário de todo o povo num meio rural onde está integrado. Hoje formam parte de uma herança desse meio, um grande legado ao seu valor arquitetónico, paisagístico, ecológico e simbólico, sem dúvida, um património do nosso meio rural que é necessário conservar para as gerações futuras.

Foi a pensar nestes conceitos que surgiu a ideia da “Casa do Pombal”, esta casa simples mas confortável, com capacidade para acolher duas a três pessoas, é a conjugação entre o tradicional e o moderno. A paisagem campesina que reina à volta da casa do Pombal ajuda acalmar da agitação do dia-a-dia.