Vozes de União celebra 90 anos de história do SBN

Prefaciado por Artur Santos Silva, fundador do BPI e que iniciou a carreira bancária em 1967 no BPA, “Vozes de União” é um retrato vibrante de noventa anos de história, de lutas, de conquistas e de transformações, através do percurso inigualável do SBN.
Do passado ao presente, revela como o SBN moldou a nossa sociedade, ao lutar por justiça e igualdade, destacando a força e a determinação dos bancários. É um tributo emocionante aos corajosos e um apelo apaixonado para que a voz do diálogo, da negociação e do compromisso nunca se cale.
O livro foi apresentado a 4 de outubro de 2024, no Porto, e contou com a presença de diversas personalidades.

Conferência 90 Anos SBN “O Futuro da Banca: oportunidades e desafios”

Em março, o SBN e o jornal EXPRESSO juntaram-se para debater O Futuro da Banca.

Uma conferência para assinalar os 90 Anos do SBN, organização cujos estatutos foram aprovados a 26 de fevereiro de 1934, realizando a sua primeira Assembleia Geral a 9 de março do mesmo ano, data em que foram eleitos os primeiros Corpos Gerentes.

Nove décadas depois, quisemos analisar a atual situação que o setor atravessa, refletir sobre tendências e lançar pistas para o futuro, quer do ponto de vista das empresas, quer do ponto de vista dos trabalhadores.

Numa altura em que a digitalização do setor bancário está em ascensão, qual é o papel do bancário no futuro? Qual o impacto da digitalização e da inteligência artificial na banca? Como promover a retenção de talento? Quais as oportunidades e desafios no setor?

O evento realizou-se na manhã do dia 9 de março de 2024, no auditório do Super Bock Arena, no Porto.

Perante uma plateia atenta e curiosa relativamente ao futuro, um painel de oradores de renome teve oportunidade de esmiuçar o tema e apresentar as suas perspetivas.

 

Para além do painel de oradores. O tema foi também visto em revista por alguns dos convidados. Vemos aqui o que pensam sobre o futuro de um setor em plena transformação.

Declarações de:

António Fonseca – Mais Sindicato
Artur Penedos, antigo membro da direção do SBN
Artur Santos Silva, presidente honorário do BPI
Helena Carvalheiro, presidente do Sindicato dos Bancários do Centro
Lucinda Dâmaso, presidente da UGT
Manuel António Santos, antigo presidente do SBN
Mário Mourão, presidente do SBN
Rui Fontes, administrador executivo do Novo Banco
Sérgio Monte, secretário-geral adjunto da UGT
Susana Trigo Cabral, CFO do Banco BPI

90 Anos SBN

Um logótipo …. Um slogan

O SBN tem vindo a construir um legado de resiliência e impacto que permanece ao longo dos tempos como uma referência no sindicalismo português. Nas últimas nove décadas, o percurso do SBN tem sido marcado por um compromisso inabalável com o diálogo e a negociação em nome dos trabalhadores do setor financeiro em Portugal.

Assim que foi criada, em 1934, decidiu que a sua voz seria mais do que um simples som; seria um eco persistente que ressoaria através do tempo e sempre se destacaria como uma voz ativa e participativa.

Desde muito cedo, assumiu o desafio de fazer-se ouvir, não apenas pelas batalhas que trava, mas pela qualidade das suas palavras, pela profundidade das suas mensagens e pela justiça das suas reivindicações. Sempre firme na sua missão de ser um veículo de mudança, uma fonte confiável de informação e um lugar para o diálogo construtivo. A nossa voz vai por isso continuar a fazer-se ouvir porque é uma voz autêntica, responsável e impactante e é aí que está a chave para um futuro melhor.